Não é novidade que vivemos na época da informação. Mais do que nunca, notícias e conhecimentos são disseminados de forma instantânea e possuem alcance global, sendo que barreiras físicas e psicológicas, como o idioma, são facilmente dribladas com determinadas tecnologias.

Sendo assim, os rápidos avanços tecnológicos na educação permitem cada vez mais gerar conhecimento de qualidade, além de facilitar muito o aprendizado. Tendo isso em vista, reunimos neste texto as informações que vão ajudar você a entender como a tecnologia pode ajudar (e muito) a sua instituição de ensino. Confira!

Maior interação com os alunos

Atualmente, a sala de aula não é mais o único meio de contato entre professores e alunos. Hoje, já é possível disponibilizar conteúdos e até mesmo transmitir aulas por meio de aplicativos e até plataformas online que disponibilizam streaming de vídeos.

Tal interação pode ser muito benéfica, tanto para alunos quanto professores, uma vez que fornece mais ferramentas para um melhor ensino a distância, sem prejuízo para a transmissão de conhecimentos.

Além disso, há ainda a possibilidade de o educador e as instituições de ensino disponibilizarem aplicativos para smartphones e tablets para o acesso à plataforma digital, em que o aluno pode verificar o status das matérias que cursa, horários e até acessar conteúdos informativos, como jornais e revistas online que ajudam a prender o interesse do estudante.

Novos processos de aprendizado

Outro ponto interessante dos avanços tecnológicos na educação, é que eles abrem portas para novos processos de aprendizado. Sendo assim, o educador não fica mais preso à lousa e possui mais liberdade na passagem de conhecimento, como ocorre com a apresentação de aulas em slides, que permitem mais expressividade e tornam o aprendizado mais claro e preciso.

Além disso, as aulas teóricas também não precisam ser exclusivas, uma vez que com o computador e internet é possível criar simuladores dos mais diferentes assuntos, desde a biologia, com softwares que permitem a montagem e estruturação de proteínas, até a arquitetura, na formulação de plantas e acabamentos em design.

Novos meios de disseminação de conteúdos

Com as plataformas digitais, e até mesmo com as redes sociais, a disseminação de conteúdos ficou muito mais fácil, sendo possível disponibilizá-los de diferentes maneiras. Por exemplo, o educador pode disponibilizar algum artigo científico, ou até mesmo sua aula por meio do Google Docs ou do Dropbox.

Há também novas ferramentas de pesquisa, como o próprio Google Acadêmico que filtra os resultados e permite a localização de artigos científicos de forma bem mais fácil, além de outras plataformas, como o Scielo que consiste em uma biblioteca eletrônica gratuita que abrange diversos periódicos e artigos científicos.

Educação mais dinâmica

Com os avanços tecnológicos, a educação também se torna muito mais dinâmica e o aluno tem a possibilidade de individualização no processo de aprendizado, uma vez que tem mais acesso à informação. Dessa forma, é possível sanar dúvidas e dificuldades de forma mais rápida e específica e desenvolver habilidades específicas dos alunos.

Por exemplo, se o estudante tem dificuldade em uma matéria básica de matemática, pode assistir a uma videoaula de sua instituição de ensino ou de canais especializados, sem ter que recorrer a aulas particulares, o que permite que tenha maior rendimento em sala de aula.

Sendo assim, é indiscutível que os avanços tecnológicos têm ajudado na educação, mas vale lembrar que eles não substituíram o contato humano, ou seja, o professor ainda possui papel central e fundamental no aprendizado.

Afinal, cabe a ele decidir como usar as tecnologias que possui a fim de guiar os alunos por um processo que se torna cada dia mais eficiente. Dessa forma, as instituições de ensino devem disponibilizar tais tecnologias de acordo com as necessidades dos educadores e educandos.

Agora que você já sabe como os avanços tecnológicos na educação podem ajudar a tornar o aprendizado mais eficiente, compartilhe este post nas suas redes sociais e nos ajude a disseminar o conhecimento!

EnglishPortugueseSpanish