Depoimentos

Quem já utilizou ou utiliza o simulador

Alguns depoimentos que recebemos de professores, consultores e alunos que utilizam ou já utilizaram nossos simuladores e jogos de empresas.

Envie seu depoimento pelo e-mail contato@simulare.com.br ou utilize nosso formulário de contato. Pode relatar, por exemplo, como foi a experiência, o contato com a equipe Simulare, a satisfação dos participantes…

Mateus Antunes Gonçalves Aluno do 7º Semestre de Ciências Contábeis - Faculdade IDEAU/Bagé

Sempre defendi que os alunos de ciências contábeis e de administração, deveriam participar de uma cadeira que trouxessem os alunos para a realidade empresarial. Infelizmente somente ler livros e ter boas notas, não irá garantir o sucesso em ambas às profissões, é necessário saber o que fazer com os demonstrativos financeiros, interpretar os dados e saber como agir em determinada situação, isto sim será fator determinante de sucesso. Imagine o seguinte case, dia 5 do mês de um determinado mês chegando e você sem fluxo de caixa para pagar suas obrigações com bancos e fornecedores, e você ainda precisa pagar a folha salarial, um determinado banco oferece duas linhas de crédito, uma com taxas menores, a outra com prazo maior, e agora? Infelizmente ir correndo e pegar um livro do Matarazzo não irão resolver o problema, irá lhe dar subsídios com certeza, porém a decisão é sua. Meses atrás eu estava prestigiando uma palestra na semana acadêmica da Faculdade onde estou cursando Ciências Contábeis, e o palestrante comentou que brincava em uma conversa com seu filho que é médico, ele enfatizou que medicina é barbada tudo o que precisa ser feito está nos livros, basta seguir os procedimentos ali elencados e pronto, difícil mesmo é gerenciar uma empresa e de fato é. O Simulador da Simulare nos transporta para o mundo empresarial, nos dando a possibilidade de gerir uma empresa com um grupo de pessoas com idéias diferentes. Com certeza, notei um amadurecimento profissional e pessoal, hoje consigo analisar de forma mais ampla os problemas, é inevitável, quem joga esta simulação percebe que sua mente fica automaticamente estrategista, ficamos ligados nos detalhes. Há dois meses, eu estava respondendo um email sobre inadimplência, o remetente deste e-mail estava convicto que o problema era ocasionado por falta de uma eficiência maior do setor de cobrança, porém, eu não concordei, acredito que a inadimplência é um conjunto de falhas, pode ser ineficácia do setor de cobrança sim, mas com certeza também está ligada a deficiência do cadastro, que muitas vezes é incompleto e impossibilita o contato com o cliente, liberação e análise de crédito equivocada, bom não preciso dizer que escrevi muito neste e-mail. No meu grupo, tivemos algumas divergências, uns não se importaram muito com a ferramenta, outros levaram a sério, não foi fácil, mas assim como no mundo real, quantas vezes precisamos trabalhar com aquele colega que só quer fazer o básico, só quer saber do salário e não está nem um pouco preocupado com a empresa?

Como usuário desta ferramenta estou muito satisfeito, está sendo um ótimo treino para a vida empresarial, aprimorei alguns conhecimentos, percebi o quanto preciso melhorar e estudar um pouco mais, na realidade sempre precisamos estar estudando um pouco mais, parabenizo os desenvolvedores da Simulare por disponibilizar esta ferramenta que nos aproxima muito da realidade, com certeza sou grato pelo aperfeiçoamento que conquistei!

Cláudio Ribeiro de Sousa Professor IFTM Uberaba/MG - Graduado em Ciência da Computação (UFU) - Especialista em Engenharia de Software (Pitágoras) - Mestre em Ciência da Computação (UFU)

Sou Professor do IFTM de Uberaba/MG da área de Informática. No início de 2015 recebi a missão de ministrar a disciplina Gestão da Informação aos alunos do Curso Técnico em Administração. Após ler o conteúdo programático da disciplina vi que necessitava de uma ferramenta para auxiliar os alunos a entenderem na prática como suas decisões, influenciadas pelas mais diversas informações do dia a dia, impactam nos rumos das empresas. Foi quando tive a oportunidade de propor como trabalho o uso do Simulare. Ao trabalhar com a ferramenta, eles puderam não só aplicar diversos conceitos da disciplina, mas também tomarem lições práticas de como administrar um negócio. Foi sensacional a resposta que consegui ter ao utilizar o Simulare em minhas aulas.

Pedro Sousa Professor Universitário

A Simulare proporcionou aos alunos um ambiente totalmente dinâmico, competitivo, criativo e imprevisível! Uma oportunidade para colocar na prática todo conhecimento técnico e teórico que adquiriram em suas vidas, somando-se em cada rodada novas experiências e expertise de consultores.

Utilizo o simulador de empresas Simulare há mais de 2 anos e realmente é excepcional! Nota 10 para plataforma de acesso (consultas e lançamentos), gráficos, planilhas, suporte, atualização em tempo real e nova geração de ranking.

Obrigado em nome dos mais de 300 alunos ao qual trabalhei nestes dois anos e destacando o aprendizado / desenvolvimento em maior proporção.

Em nossas experiências integramos disciplinas e cursos de graduação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas! O que antes era uma barreira tornou-se uma oportunidade de conhecer as demais áreas, disciplinas e cursos! Fator que elevou o conteúdo das aulas e gerou oportunidade de trabalhar a Interdisciplinaridade e criar networking.

Ailton Dutra Professor Universitário

Gostaria de compartilhar nossa experiência excepcional com o lançamento dos Jogos de Negócio Simulare em nossa turma de Processos Gerenciais hoje a noite.

Todos nossos alunos ficaram maravilhados com a novidade de pudermos reforçar os conhecimentos aplicados durante o curso, agora, de "forma prática" e num trabalho muito afinado em equipe.

Foi uma noite memorável e de muita expectativa para o que vem por aí proporcionado por essa excelente ferramenta de gestão.

Aproveito aqui para agradecer a vocês pela presteza e compromisso de nos acompanhar nesse momento inicial, resolvendo nossas dúvidas e se prontificando em nos auxiliar em qualquer momento que necessitarmos.

Quero que saibam que estou convencido da importância desse projeto aplicado em minha sala de aula.

Sei que, nesse final de curso - com essa experiência - todos eles sairão daqui mais preparados para um mercado de trabalho tão competitivo.

Eles estão eufóricos e me elogiam o tempo todo pelo empreendimento diferenciado que propusemos.

Muito obrigado!

Glenio do Couto Pinto Junior Professor Universitário

Sou Professor da Disciplina de Administração II no Curso Técnico de Administração da Escola Técnica Estadual João XXIII, uma escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Pelotas/RS, uma das quatro maiores cidades do Rio Grande do Sul, com mais de 300 mil habitantes, duas Universidades, Faculdades e um dos maiores Institutos Federais de Ensino Técnico do país.

Minha escola ministra os cursos de Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática, com uma média de 4 turmas de primeiro ano e 2 turmas de segundo ano em cada curso, totalizando aproximadamente 300 alunos.

Como escola pública e num Estado que enfrenta uma séria crise fiscal, não temos recursos para a compra das versões pagas do Simulador da SimulWeb, por esse motivo, ano passado fiz um cadastro e obtive de vocês o acesso a uma versão FREE, a qual utilizei com meus alunos de segundo ano de administração.

O trabalho envolveu 8 equipes com uma média de 9 alunos por equipe, pois a versão FREE somente permitia um máximo de 8 equipes, por isso foi necessário agrupá-los em equipes com mais que os 4 ou 5 indicados para o jogo.

Mesmo assim, o uso do simulador foi um grande sucesso, foi muito gratificante ver a motivação e o envolvimento dos alunos que, muitas vezes, permaneciam além do horário da aula, para debaterem as suas decisões e possibilidades de estratégia para as rodadas de negócios.

Ao final do anos realizamos a premiação das equipes vencedoras na cerimônia de formatura.

Pedro T. Shime Professor Universitário – Assistente D
Quando comecei a dar aula na disciplina de simulação empresarial (jogos empresariais), na Universidade que leciono, pesquisei e encontrei apenas alguns softwares, conversei com alguns colegas que ministravam a mesma disciplina em outras instituições, e junto com o Departamento decidi pelo SIMULARE. Passado esse tempo, embora não conheça os outros softwares tanto quanto o SIMULARE, posso afirmar com tranquilidade que a decisão se mostrou correta. O jogo é fácil de operar, dinâmico e envolvente, por isso, já por várias vezes os alunos, por iniciativa deles, ficaram após a aula trabalhando no jogo. Importante, também o material que o mediador tem a sua mão, o que permite entender fácil o funcionamento da mediação. Para o professor é importante o jogo, mas, também o suporte, quanto a isso, em todas as vezes que precisei, que não foram muitas, mas, foram em horários diferentes, inclusive a noite, sempre fui atendido com a máxima boa vontade e com resposta rápida. E, o SIMULARE está sempre sofrendo alterações o que acho muito bom, pois, o cenário será diferente para as turmas que forem passando ao longo dos anos.
Regina Sousa Professora, Especialista em Controladoria
Comecei a utilizar o jogo de empresas da Simulare no semestre passado 2014.1 na Faculdade onde ensino. E trabalhar com esse Simulador está trazendo muito aprendizados para meus alunos. Pois através do Simulador eles têm a capacidade de unir a teoria adquirida na Faculdade à prática. Com isso as aulas se tornam mais dinâmicas com os alunos envolvidos em todo o processo. Sempre na busca de melhores resultados a cada decisão e estratégias utilizadas, fazendo com que eles desenvolvam capacidades de liderança diante das tomadas de decisões e como consequência de toda essa dinâmica também criando o espirito de competição. Espero poder nesse novo semestre trabalhar novamente com o Simulare até mesmo para poder utilizar as novidades que estão sendo agregadas ao Simulador. Os Administradores do Simulare estão de Parabéns.
Fernando Henrique Zumbini Professor, Administrador, Especialista em Logística Empresarial
Os Jogos Empresariais estimulam a ação integrada entre o racional e o emocional, proporciona o crescimento profissional técnico e humano através de atividades lúdicas. As atividades desenvolvidas nos jogos estimulam os participantes à cooperação, iniciativa, integração entre o grupo, flexibilidade, motivação, desenvolvimento da comunicação, relação interpessoal e a visão sistêmica. Acima de tudo não se deixar vencer pelos obstáculos sempre buscando uma nova estratégia para vencer os mesmos. Despertando vários sentimentos que antes alguns participantes desconheciam ou até mesmo, não expressavam. Sentimentos tais como: espírito de grupo, vontade de vencer, espírito de liderança, tomada de atitude, ansiedade e comprometimento. Para tal desenvolvimento o sistema de simulação empresarial da Simulare foi importantíssimo, adequando-se perfeitamente a proposta da Faculdade Modelo, acredito que a parceria será longa.
Paulo Henrique Oliveira Professor e Administrador, esp. em Marketing e Gestão de Projetos
A Simulare tem se mostrado uma empresa moderna, por oferecer diversos cenários de um sistema que muito se aproxima do cenário real, e uma empresa ágil no meu atendimento como moderador. Utilizo esta solução em minhas turmas de último período de administração, o feedback dos alunos e da coordenação são os melhores possíveis! Percebemos que através deste sistema podemos oferecer um projeto integrador e multidisciplinar, preparando nossos alunos de uma forma muito mais eficaz para o mercado de trabalho. Tenho certeza que nossa parceria só está começando!
José Carlos Reston Filho Diretor Acadêmico IDAAM Educação Superior
Os jogos de negócios da Simulare promovem um ambiente de aprendizado único em nossos MBA´s. Os alunos se defrontam com a metodologia learning by doing e aprendem a se posicionar gerencialmente praticando o processo de tomada de decisão. Consideramos o discernimento como competência chave a um gestor. E aprender a decidir corretamente, nos mais variados cenários, capacita os nossos alunos a enfrentar os desafios inerentes a alta gerência no mercado de trabalho. A parceria da Pós-Graduação IDAAM com a Simulare nos ajuda a manter a liderança do mercado.
Jackson Zenatti Gerente Comercial na Agriness, especialista em gestão comercial
Como aluno, tive oportunidade de utilizar dois simuladores. Um deles foi o da Simulare. A experiência foi excelente. Eu e meus colegas, integrantes da minha equipe no jogo, ainda utilizamos os relatórios emitidos para estudar e aplicar no nosso dia-dia. É um sistema bem fácil de utilizar e, o mais interessante, é a forma com que apresenta os resultados. Para cada decisão alterada, o sistema emite inúmeros relatórios com os dados atualizados. Além disso, o envolvimento de todos os participantes foi nota 10. Todos motivados e comprometidos com a empresa simulada, parecia algo real.
Sueli Maria Weiss Rank Professora, Mestre em engenharia de produção
Já utilizo o jogo de empresas da Simulare há 4 anos. Utilizar o simulador tem sido ótimo pois os alunos aprendem realmente como funciona a dinâmica do mercado. Eles tem possibilidade de simular, analisar e modificar decisões conhecendo os seus efeitos sobre o resultado da empresa, o que é fantástico, pois,  abre muitas possibilidades de atuação.  O sistema está sempre recebendo melhorias e ficando mais amigável e eficiente. Os alunos, por sua vez, aprovam as ferramentas e ficam ansiosos para conhecer o resultado das suas decisões por isso considero-o uma ótima ferramenta para materializar os conteúdos para os alunos propiciando a relação entre teoria e prática.
Oswaldo Martins dos Santos Filho Professor e Consultor Organizacional, Mestre em Administração
Com o uso da solução em sala de aula, a instituição contará com um software específico que ajudará os alunos a entender o tema da Gestão Estratégica de Custos, Rentabilidade e Desempenho Organizacional de modo prático, inovador e interativo. A parceria entre nossa Universidade e a Simulare Sistemas traz benefícios aos alunos, à empresa e ao setor privado, através do treinamento e capacitação no uso do software de simulação de gestão de negócios. A partir desta parceria, tivemos um significativo aumento nas habilidades dos nossos alunos, disponibilizando-o para o mercado de trabalho como um profissional de alto desempenho.
Neidí Schneider Consultora Senior em Schneider Consultoria
A Simulare tem um trabalho primoroso no seu simulador de negócios. Utilizo ele constantemente em trabalhos junto ao cliente que exijam visão de sistêmica gestão, tomada de decisão e comportamento. O resultado tem sido de impacto favorável e de resultados posteriores de melhora significativa na gestão de pessoas e do negócio.Trata-se de um trabalho muito consistente.