Valor Presente Líquido (VPL)

Quando lidamos com a matemática financeira, um dos primeiros conceitos que aprendemos é que a simples soma ou subtração de elementos não pode ser considerada como “simples”.

Isso porque o dinheiro tem valor no tempo – e a partir dessa ideia, compreende-se que 1+1 não pode, simplesmente, ser 2, se eu tenho o fator tempo envolvido nesse processo.

Com base nisso, utiliza-se uma técnica de cálculo para entender como ocorrem essas somas e subtrações considerando a variável tempo.

Assim, neste texto vamos estudar as estratégias de uso do valor presente líquido (VPL) no processo de tomada de decisão a partir da análise de viabilidade econômica e financeira de projetos de investimento. Vamos lá?!

O que é o Valor Presente Líquido?

Quando uma empresa busca algum investimento, ela tem a expectativa de, alguma forma, agregar valor a esse recurso. A forma mais habitual, economicamente falando, de se pensar os investimentos é a partir da análise do Valor Presente Líquido (VPL).

De acordo com pesquisadores, o VPL é a ferramenta mais utilizada pelas empresas quando se fala de análise de investimentos. Brigham (1993, p. 823), que estuda o tema, pontua que “valor presente líquido é um método de avaliação das propostas de investimento de capital em que se encontra o valor presente dos fluxos de caixa futuro líquidos, descontados ao custo de capital da empresa ou à taxa de retorno exigida.”

Ou seja…

Entende-se que o VPL é um método que considera o valor do dinheiro do tempo, trazendo os valores para um mesmo período para efeito de comparação. Isso significa dizer que o VPL traz para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento, somando-os ao valor do investimento inicial. Para tanto, faz uso da TMA, a taxa mínima de atratividade da empresa ou do projeto.

CONCEITO: A TMA (taxa mínima de atratividade) é uma taxa de desconto utilizada nos métodos de análise de investimento que representa o mínimo de retorno que o executor do projeto de investimento – seja a empresa ou o investidor – deseja obter.

Vantagens e desvantagens do VPL:

Veja, a seguir, algumas das vantagens do uso do VPL:

  • Considera o valor do dinheiro no tempo.
  • Considera o custo de capital da empresa (ou seja, a taxa mínima de atratividade).
  • Pode ser aplicado a qualquer fluxo de caixa (convencional e não convencional).
  • Pressupõe a reinversão dos fluxos de caixa à taxa mínima de atratividade.

Apesar de muitas vantagens, o VPL também tem algumas desvantagens.

As duas principais são:

  • Exige conhecimento de diversos parâmetros, principalmente no que diz respeito a uma precisa estimativa dos fluxos de caixa que serão utilizados para análise.
  • O VPL não considera o prazo de duração de cada projeto… E isso pode ser um “detalhe” importante quando são analisados projetos com vencimentos diferentes.

Cálculo do VPL

Vamos entender, agora, como é realizado o cálculo do VPL?

Parece um cálculo complexo, mas com o auxílio de uma calculadora científica ou do Excel, você consegue realizar esse cálculo com mais facilidade!

Veja a fórmula a seguir:

Onde:

  • FC0 é o valor do fluxo de caixa no período zero, ou seja, do investimento inicial.
  • FC1 é o valor do fluxo de caixa no período 1 (assim como o 2 e o “n”, que refere-se aos diferentes períodos do projeto).
  • TMA é a taxa mínima de atratividade.

A partir do cálculo do VPL, o investidor terá certeza de que o seu investimento terá rentabilidade real, isto é, de que apresentará valorização diante das taxas de inflação.

Tomada de decisão com o VPL

Como você já sabe, o Valor Presente Líquido é uma das métricas mais importantes quando se trata de análise de investimento. O VPL deve ser observado, dentre outros fatores, porque ele leva em conta o poder de compra do dinheiro no tempo.

O cenário atual brasileiro (e mundial!) demanda análises acuradas para que os investimentos sejam os mais assertivos o possível. Dessa forma, análises que vislumbrem a rentabilidade real de um investimento é uma peça fundamental no processo decisório empresarial.

E como tomar decisão a partir do uso do VPL? Se a taxa mínima de atratividade for igual à taxa de retorno esperada pelo investidor e o VPL positivo, então o projeto será classificado como viável.

Conclusão

O cálculo do Valor Presente Líquido é uma importante ferramenta de tomada de decisão. A partir do cálculo do VPL, podemos decidir entre um ou outro investimento, pensando sempre qual deles terá um retorno mais fidedigno à empresa.

Considera-se o VPL uma das métricas mais importantes na tomada de decisão porque ele leva em conta o valor do dinheiro no tempo, mostrando a real rentabilidade do investimento – o que é fundamental para que as empresas orientem seus projetos e suas decisões financeiras.

EnglishPortugueseSpanish