Muitas coisas mudaram após a chegada da internet e das novas tecnologias, não é mesmo? E muitos setores de nossa sociedade foram afetados, sobretudo o da educação, com o serviço de ensino a distância (EAD) tendo se popularizado com a internet.

Mas, como será o futuro da educação a distância?

A sala de aula já não é mais a mesma. Diversas inovações despontam diariamente para revolucionar a maneira como absorvemos conteúdos. Segundo dados de uma pesquisa do Censo da Educação Superior, realizada pelo Inep, existem 1,8 milhão de universitários matriculados em cursos EAD no Brasil.

Quer conhecer o futuro da educação a distância? Neste artigo, vamos apresentar as principais ferramentas já utilizadas na modalidade e ainda três tendências que prometem transformar o EAD. Vamos lá?

Ferramentas já utilizadas no EAD

Antes de apresentarmos as inovações que prometem revolucionar o futuro da educação a distância, é necessário listarmos as ferramentas que já oferecem um ambiente de aprendizado inovador e bastante interativo aos estudantes.

Veja as principais abaixo:

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem)

É a ferramenta mais utilizada do EAD. No AVA, estão reunidos diversos recursos que citaremos adiante, além de outros materiais fundamentais para acompanhar os cursos e complementar os estudos dos alunos. Como exemplo, temos links para artigos, áudios, vídeos e arquivos com formato de PDF.

Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual contempla todo o acervo online de uma instituição de ensino e ainda o material bibliográfico citado pelos professores durante o curso, como livros, apostilas e e-Books.

Fóruns

São espaços para discussão entre os alunos e professores. Nos fóruns, é possível trocar experiências, conhecimento, tirar dúvidas e compartilhar informações pertinentes ao curso EAD. A ferramenta é colaborativa e promove bastante interação entre o corpo docente e discente.

Videoaulas e videoconferências

As videoaulas e videoconferências são ferramentas essenciais do ensino a distância. São por meio delas que ocorrem as gravações e as transmissões online das aulas. O recurso audiovisual também favorece a interação e a comunicação entre alunos e professores, com o conteúdo sendo transmitido em tempo real.

Chats

São habilitados durante as videoconferências para que estudantes possam comunicar-se de forma instantânea com professores e seus colegas, esclarecendo dúvidas e participando ativamente das aulas.

Blogs

Os blogs são canais interessantes para que professores possam compartilhar áudios, textos e outros conteúdos com o intuito de divulgar um curso. A plataforma também pode servir para a publicação de outros materiais de apoio para as disciplinas.

Confira as três tendências do ensino a distância

O ensino a distância e as novas tecnologias caminham lado a lado, modificando profundamente a maneira como apreendemos conteúdos e exploramos os campos dos saberes. Mas, as mudanças não param: depois de conferir as principais ferramentas que viabilizam a interatividade do EAD, é o momento de descobrir o que vem por aí.

A seguir, você conhece as três tendências que prometem moldar o futuro da educação à distância:

1. Inteligência Artificial e Chatbots

Engana-se quem acredita que a Inteligência Artificial (IA) é uma área nova. Ela existe há décadas e, em virtude do desenvolvimento da computação e informática, é possível que novas aplicabilidades sejam associadas a esse segmento.

A educação, no entanto, beneficia-se há pouco tempo da IA. Atualmente, executa-se atividades verdadeiramente imersivas por meio de um padrão de erros e acertos. Com o uso da ferramenta, é possível que alunos acompanhem estaticamente a evolução de seus aprendizados. Bacana, não é?

Os chatbots desempenham uma função diferente, mas que relaciona-se totalmente com a Inteligência Artificial. Eles assumem o papel de tutores que ensinam pessoas por intermédio de testes, games e até simulações. Eles também efetuam treinamentos específicos com o intuito de auxiliar professores e estudantes a navegar, por exemplo, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem.

2. Microlearning

Você já ouviu falar em Microlearning? Podemos definir a ferramenta como uma espécie de aprendizado em microcápsulas, que pode ser implementada em qualquer dispositivo tecnológico, como um tablet ou smartphone.

A tendência é extremamente prática, torna qualquer conteúdo rápido de ser absorvido (em cerca de dois a cinco minutos) e facilita consideravelmente o processo de aprendizagem dos alunos.

3. Gamificação

A gamificação tem sido bastante utilizada no ambiente corporativo e no mundo da educação. Trata-se de uma tendência lúdica e diferenciada de utilizar jogos digitais para atrair e engajar pessoas para participar de algum processo de aprendizagem.

No campo da educação, ela trabalha diversas competências, como flexibilidade, criatividade e espírito de equipe. Além disso, auxilia estudantes na tomada de decisões e na resolução de problemas, pois os coloca à prova a todo instante. É comum ver sua utilização em cursos de Engenharia, Medicina, Computação, Arquitetura e Administração, por exemplo.

Veja os principais benefícios do ensino a distância

Depois de conhecer as tendências que prometem transformar o futuro da educação a distância, elencamos abaixo três principais benefícios dessa modalidade que, a cada dia mais, oferece ambientes de aprendizado mais sofisticados, interativos e inovadores. Veja:

  • economia: cursos a distância oferecem mensalidades mais acessíveis. Além disso, dispensam a necessidade de custos relacionados a locomoção ou alimentação;
  • ​flexibilidade: com o EAD, o aluno faz o seu próprio horário e consegue conciliar suas atividades com os estudos de acordo com suas necessidades;
  • inclusão: quem não consegue, por qualquer motivo, frequentar cursos presenciais é beneficiado com a modalidade. Afinal, é possível participar das aulas de qualquer lugar do mundo.

Agora que você já conhece o futuro da educação à distância, que tal começar a imaginar como pode incorporar essas tendências no seu dia a dia em sala de aula? Acreditamos que as inovações serão fundamentais para manter seus alunos cada vez mais interessados e entusiasmados a explorar os campos dos saberes.

Saiba que a modalidade já não pode ser negada e, como dissemos, cresce aceleradamente no mundo e em nosso país. Além disso, conquista cada vez mais credibilidade no mercado de trabalho, que já enxerga o EAD com a mesma validade dos cursos presenciais.

E aí, você curtiu este post sobre o futuro do ensino a distância? Então, aproveite para seguir a gente nas redes sociais e acompanhar mais conteúdos incríveis sobre o universo educacional — estamos no Facebook, Google+ e Youtube!

EnglishPortugueseSpanish