Manter a equipe focada e, ao mesmo tempo, entretida é um enorme desafio para as corporações. Em razão disso, as organizações começaram a utilizar uma técnica de ensino/treinamento diferente, conhecida como gamificação corporativa, com o intuito de melhorar o desempenho geral das atividades.

Recentemente, essa metodologia tem ganhado cada vez mais destaque em diversos segmentos, pois as pessoas sentem-se atraídas por jogos, sejam eles analógicos, sejam eles eletrônicos.

Conheça, neste post, o que é gamificação, como funciona e os resultados que podem ser obtidos se sua empresa investir nessa estratégia. Acompanhe!

O que é gamificação, afinal?

Gamificação é originária do termo em inglês “gamification”, e trata-se do uso de técnicas de jogos, majoritariamente virtuais, para cativar pessoas por intermédio de desafios constantes e bonificações.

Além de promover o engajamento, esse novo método tem ajudado muitas organizações, principalmente as de educação, a auxiliarem seus alunos na solução de problemas e no aperfeiçoamento de sua forma de aprendizado, incentivando-os e instigando-os por meio da participação em um determinado tipo de jogo.

O objetivo principal da gamificação é qualificar e despertar a curiosidade de seus jogadores, concedendo-lhes recompensas após cada ação bem executada. Essa é a chave que faz com que a nova metodologia possa ajudar inúmeras empresas a alcançarem o sucesso, tanto nos processos quanto na qualidade dos produtos/serviços.

Como funciona a gamificação?

Muitos gestores e coordenadores pensam que a gamificação é muito complexa para ser aplicada e, por esse motivo, evitam utilizá-la. A realidade é que o funcionamento dessa técnica é muito simples e exige somente uma análise prévia.

Existem diversas maneiras pelas quais a gamificação pode ser aplicada. São elas:

  • criação: envolve desenvolver a criatividade dos participantes para que eles estejam aptos para desenvolver algo relevante;
  • ponto de partida: abrange a ideia de partir de algo pré-definido para que os envolvidos possam buscar soluções;
  • simulação: simula circunstâncias reais do cotidiano empresarial dos jogadores para que eles possam decidir como reagirão a cada situação;
  • pesquisa e documentário: promove a pesquisa sobre determinado assunto a fim de registrar ou realizar uma explicação sobre o que foi aprendido.

Para colocar tudo isso em prática, antes, é necessário identificar quais gargalos afetam a empresa, quem é o nicho de mercado (público-alvo) e o que se espera atingir com a técnica. Depois, é necessário idealizar e criar seu jogo. Será posto em prática algo já existente com o intuito de gerar uma reflexão? Ou será elaborado um cenário que retrata o que é vivenciado no dia a dia dos participantes?

Após isso, basta alinhar a gamificação às políticas da empresa e realizar feedbacks constantes. É importante sempre expor qual é o objetivo do uso da metodologia, independentemente da aplicação no âmbito empresarial ou educacional. Vale lembrar que é essencial conceder boas premiações para aqueles que completarem os propósitos do jogo.

Gamificação nas empresas

Como visto anteriormente, a gamificação pode ser aplicada em diversos contextos. Dentre eles, encontra-se a gamificação organizacional, muito procurada por empreendedores e gestores que desejam motivar suas equipes e garantir maior assimilação do que é explicado nos treinamentos.

As corporações perceberam que é preciso trabalhar com algo envolvente e, até mesmo, divertido para aumentar o foco de seus colaboradores e fazer com que eles realmente aprendam aquilo que lhes é repassado.

Na maioria das vezes, é feita a ação de simulação. Nela, os participantes são expostos a uma situação distinta (ou familiar) na qual precisam tomar as decisões e determinar os procedimentos para resolvê-la da melhor forma. Já no caso da criação, em que é estimulada a criatividade dos envolvidos, todos eles devem elaborar algo interessante e útil a partir do zero, mostrando, ao final, que será um produto ou serviço realmente proveitoso e funcional para os clientes.

Após a finalização do treinamento, prêmios são oferecidos para humanizar a participação, desenvolver a empatia e estimular a absorção do conhecimento. Assim, os erros e as falhas não serão mais vistos como algo negativo e pesaroso, mas serão encarados como um incentivo para tentar algo novo e contemplar o que deu errado nos procedimentos anteriores.

Em suma, a gamificação empresarial permite que o colaborador falhe sem que isso prejudique sua autoestima e muito menos os objetivos e lucros do empreendimento. Isso faz com que o profissional compreenda, na prática, os motivos pelos quais sua decisão não foi a mais correta e qual é o melhor trajeto a ser seguido.

Gamificação na educação

Já no âmbito educacional, a gamificação também vem sendo massivamente aplicada, principalmente nas universidades. Muitos docentes perceberam que somente expor o conteúdo teórico gera letargia — desinteresse — em seus alunos, o que pode comprometer o aprendizado.

Dessa forma, para instigá-los a aprender mais, os jogos começaram a ser usados nas interações, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Isso traz consigo uma diminuição significativa da evasão escolar devido ao crescimento do interesse e do aproveitamento do conteúdo por parte dos estudantes.

Quais são os resultados da gamificação?

Dentre as principais vantagens observadas por quem já utilizou a gamificação, estão:

  • falhas são encaradas como uma oportunidade de aprendizado e incentivo para tentar algo novo;
  • maior capacidade para absorver o conhecimento, pois envolve simultaneamente o uso teórico e prático;
  • sensação de autonomia, uma vez que os participantes podem fazer suas próprias escolhas sem se sentirem pressionados;
  • aumento do interesse em participar de aulas ou treinamentos;
  • desenvolvimento do senso crítico dos jogadores;
  • fácil disponibilidade, com recursos para toda a equipe/turma;
  • suporte na resolução de problemas;
  • feedback em tempo real;
  • promoção de uma competição saudável;
  • aplicação em qualquer situação — formal ou não.

Como você pôde contemplar ao longo deste post, a gamificação corporativa é uma tendência que veio para ficar e quem desprezá-la pode sofrer grandes dificuldades em breve, pois as empresas que buscam o engajamento de seus colaboradores saem na frente em desempenho e competitividade. Portanto, não deixe de implantá-la no seu setor para obter as vantagens descritas acima e conseguir um lugar de destaque no seu segmento de mercado.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite e entre em contato conosco acessando nosso site. Nós, da Simulare, temos os melhores e mais diversos jogos que se encaixam no perfil do seu negócio. Venha conferir!

EnglishPortugueseSpanish