Há alguns anos, a importância da educação digital não era reconhecida. Mas esse tempo já passou. Hoje em dia, sabe-se que a tecnologia tem promovido diferentes tipos de aprendizado — no contexto acadêmico, educacional, organizacional e, até mesmo, para o desenvolvimento pessoal. É fato que todos se beneficiam da transformação digital.

Vivemos, hoje, em uma era digital, e as informações são recebidas em velocidade espantosa. Por isso, é extremamente necessário que se dê a devida atenção a esse novo tipo de educação para garantir que os jovens não sejam adultos desinformados e confusos no futuro.

Então, para que você entenda a importância da educação digital em uma instituição de ensino, falaremos sobre o que ela é, como funciona e quais são as vantagens de utilizar essa ferramenta. Confira!

O que é educação digital e como essa tendência funciona?

É comum relacionar o termo “educação digital” com o manuseio correto de tablets, computadores e smartphones. No entanto, bem-educado digitalmente não é aquele que sabe programar e que tira proveito de todas as funcionalidades oferecidas pelas ferramentas digitais.

A educação digital vai muito além dessas questões superficiais. Ela envolve inúmeras habilidades e conhecimentos que independem da sabedoria que as pessoas têm sobre a tecnologia em si. Um jovem pode saber apenas ligar um dispositivo e enviar e receber mensagens, mas ser muito bem-educado digitalmente.

Qual a sua importância para estimular os alunos?

É fato que a atual geração já nasceu totalmente conectada à Internet. Portanto, estamos falando de jovens que passam horas e horas jogando, publicando fotos e vídeos nas redes sociais, ouvindo música, compartilhando notícias etc.

Diante dessa alta conectividade, os professores podem pensar que cada vez se torna mais difícil manter a atenção dos alunos nas aulas. Porém, um educador atualizado com esse mundo on-line, certamente, vai saber utilizar as ferramentas digitais em benefício da educação, desenvolvendo metodologias que estimulem e engajem os estudantes.

As ferramentas tecnológicas auxiliam o professor na preparação das atividades e estimulam os alunos a se socializarem com os colegas, além de levá-los a buscar novos conhecimentos.

Não se pode desviar da educação digital, é fundamental que ela seja utilizada a favor da aprendizagem. Por isso, tanto na educação básica quanto no contexto universitário, o ideal é que, em vez de reclamar do uso dos celulares na sala de aula, os professores passem a empregá-los para introduzir novos valores.

O mediador pode também criar grupos de discussões on-line; utilizar jogos interativos para exemplificar assuntos; criar blogs para que os alunos possam produzir seus próprios textos, entre outras atividades.

Algumas tecnologias que facilitam o aprendizado é a gamificação — uso do design de jogos e do pensamento em outros contextos, melhorando a experiência do aprendizado; a robotização — uma tecnologia que ajuda o professor a identificar dificuldades específicas dos alunos; EaD — educação a distância que tem ganhado cada vez mais espaço no meio educacional, entre outras.

Quais os benefícios de utilizar essa ferramenta?

  • torna as aulas mais atraentes e inovadoras: quando ampliamos as possibilidades para os professores e alunos, as aulas, certamente, ficam mais significativas e motivadoras;
  • contribui para a diminuição da evasão escolar: esse tipo de educação personalizada auxilia os alunos com facilidades ou dificuldades de aprendizagem, despertando o interesse deles;
  • aprimora a qualidade da educação: formando educadores e auxiliando-os a descobrir novas estratégias para aperfeiçoar o processo educacional e proporcionar novas metodologias e caminhos para o ensino e a aprendizagem;
  • auxilia na melhoria do desempenho: aumentando a produtividade na lição de casa e ampliando a sala de aula para fora do ambiente escolar.

Enfim, a educação digital na aprendizagem já não é mais questão de escolha. Afinal, o uso das novas tecnologias já faz parte da vida dessas novas gerações fora da sala de aula. Por isso, a sua aplicação em benefício do ensino é um caminho fundamental para aumentar o dinamismo das aulas. Dessa forma, é essencial que os professores saibam integrar as novas formas de ensinar e aprender ao currículo escolar.

E aí, o que achou do texto? Gostou? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba as nossas atualizações em sua caixa de entrada! Vamos lá!

EnglishPortugueseSpanish