Você sabia que dentro dos nossos jogos de empresas é possível ativar o relatório de Demonstração de Fluxos de Caixa (DFC)?

O que é a DFC?

O relatório de Demonstração dos Fluxos de Caixa (ou DFC) fornece um resumo financeiro de três importantes atividades da empresa: operacionais, de investimentos e de financiamentos. O relatório permite ao usuário analisar e evidenciar como o caixa sofreu alterações de um período a outro, quais contas foram responsáveis por estas mudanças e quais foram os resultados obtidos com cada atividade.

Segundo a Resolução 1.285/2010 – CFC, A DFC é uma “demonstração que oferece informações sobre as alterações em caixa e equivalentes de caixa da entidade por um período, mostrando alterações separadamente durante o período em atividades operacionais, de investimento e de financiamento.”

dfc exemploExemplo da DFC

E de acordo com a DELIBERAÇÃO CVM Nº 547, DE 13 DE AGOSTO DE 2008:
“As informações dos fluxos de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época e do grau de segurança de geração de tais recursos.

A demonstração dos fluxos de caixa, quando usada em conjunto com as demais demonstrações contábeis, proporciona informações que habilitam os usuários a avaliar as mudanças nos ativos líquidos de uma entidade, sua estrutura financeira e sua capacidade para alterar os valores e prazos dos fluxos de caixa, a fim de adaptá-los às mudanças nas circunstâncias e oportunidades. A demonstração dos fluxos de caixa também melhora a comparabilidade dos relatórios de desempenho operacional para diferentes entidades porque reduz os efeitos decorrentes do uso de diferentes tratamentos contábeis para as mesmas transações e eventos.

  • Atividades operacionais são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades diferentes das de investimento e de financiamento.
  • Atividades de investimento são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.
  • Atividades de financiamento são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade, não classificadas como atividade operacional.”

Você pode ver mais sobre a DFC nos links a seguir:

E qual diferença para o relatório de Entradas e Saídas de Caixa?

O relatório de entradas e saídas de caixa mostra uma lista simples do que entrou e saiu do caixa da empresa. Fornece uma visão útil e geral dos compromissos e das disponibilidades de recursos no período, permitindo planejar o encaixe e desencaixe financeiro. Mas  os recursos provenientes das operações do negócio com os provenientes de investimentos e financiamentos acabam de misturando e podem camuflar o saldo de caixa gerado e impedir uma visão realista da situação financeira da empresa.

Ok, e como ativar o relatório no jogo?

Para quem é usuário dos nossos jogos.

Nós optamos por deixar relatório desativado por padrão, mas se você quiser ativar e disponibilizar para seus alunos basta fazer o seguinte:

  1. Acesse o simulador normalmente com seu e-mail e senha.
  2. Entre no jogo clicando sobre um dos jogos que tem acesso.
  3. Após entrar no jogo, localize a opção ‘Configurações Gerais’, no menu ‘Configurações do Jogo’ (ver figura 1).
  4. Com o painel ‘Configurações Gerais’ aberto, localize o item ‘Demonstração de Fluxo de Caixa (no rel. de Caixa)’ e desmarque a opção para Ocultar, se estiver marcada (ver figura 2).
  5. Pronto! Para conferir basta acessar o relatório ‘Caixa’ – disponível no menu ‘Relatórios Empresa’ > ‘Financeiros e Econômicos’ > ‘Caixa’. A DFC ficará disponível na segunda tabela, abaixo do relatório de ‘Entradas e Saídas de Caixa’.

dfc passo 1Figura 1

dfc passo 2Figura 2

Bem, se tiver qualquer dúvida em relação ao relatório ou em sua ativação, conte com nossa equipe.

Gostou deste post e quer mais conteúdo? Assine a newsletter e receba nossos textos por e-mail!

EnglishPortugueseSpanish