Você sabe como o conceito Enade o influencia como profissional da educação e consultor administrativo, financeiro e de gestão?

Reservamos, neste post, um panorama geral sobre o que é o conceito Enade e como melhorar o desempenho dos cursos por meio das tecnologias educacionais voltadas para a área de gestão.

Importância do conceito Enade para a sociedade acadêmica

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é uma avaliação coordenada pelo Ministério da Educação que mensura o rendimento dos alunos nos cursos de graduação, gerando assim uma análise da qualidade da educação superior no Brasil.

O Enade é aplicado aos alunos que estão finalizando o curso superior de graduação, sendo requisito obrigatório para conseguir o diploma. A avaliação verifica três aspectos da formação dos alunos:

  • a aprendizagem do conteúdo previsto pelas diretrizes nacionais do curso;
  • o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e profissionais;
  • o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.

Assim, é fácil entender como o Enade está ligado a todos os aspectos do ciclo educacional de uma instituição de ensino superior (IES), que se inicia com a captação de alunos, passa pela permanência dos alunos e finaliza com os resultados, ou seja, a formação de ótimos profissionais para o mercado de trabalho.

Permanência de alunos e formação de ótimos profissionais

Na captação de alunos, o conceito adquirido no Enade é um aspecto de grande importância, já que ele mostra à sociedade o valor da formação ofertada e como o diploma expedido na IES bem conceituada terá ótima aceitação no mercado de trabalho.

Sendo assim, tem motivos para ganhar credibilidade na escolha de alunos em fase de vestibular dentre as demais IES, além de atrair novos investidores de negócio.

Para a permanência de alunos na instituição, o principal diferencial, unânime entre as IES, é investir em novas tecnologias de ensino, como os simuladores de empresas, que estimulam a produção de conhecimento sobre empreendedorismo e gestão de negócios.

As experiências adquiridas pelos alunos em um simulador empresarial os deixa instigados e envolvidos no processo de aprendizagem, o que retornará em futuro próximo no bom desempenho no Enade.

Utilização de simuladores na formação acadêmica e profissional

Os simuladores de empresas, conhecidos também como jogos empresariais, fazem parte de instituições acadêmicas inovadoras, participando muitas vezes da composição dos currículos de cursos como administração, economia, engenharia de produção e contabilidade.

Também entram como projetos complementares e de extensão ou como atividade integrada, como criar um torneio ou desafio que combine diferentes áreas de gestão, inclusive gerando certificados para os alunos.

Apto a dar uma ótima aula com recursos atualizados e inovadores como os simuladores, que atraem e envolvem os alunos, os professores e a instituição, você contribuirá para a formação de profissionais capazes de lidar com problemas do cotidiano livres de resistências tradicionais.

Então, com cursos bem conceituados no Enade, é possível ganhar grande visibilidade e perspectivas nos setores educacionais e empresarial.

Ao mesmo tempo, novos alunos são atraídos, atraindo também investidores de negócio e profissionais capacitados e interessados em conhecer o diferencial utilizado pela IES, para investir e trabalhar na instituição.

Gostou das nossas sugestões em inovação das tecnologias educacionais utilizadas para aumentar o ranking no conceito Enade? Comente em nosso post a sua experiência com jogos de empresas ou simuladores.

EnglishPortugueseSpanish