Os jogos de empresas, em instituições de ensino, podem ser utilizados em cursos de diversas áreas de formação profissional, com o propósito de promover o conhecimento sobre empreendedorismo e gestão de negócios. Alguns dos formatos mais conhecidos de aplicação do simulador são:

1. Disciplinas regulares de jogos de empresas ou simulação gerencial

É a forma mais comum de utilização dos jogos de empresas. É uma disciplina que é comumente encontrada nas grades curriculares dos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção ou cursos de pós graduação com alguma ênfase em gestão. Normalmente, a disciplina é oferecida para as turmas que já estão mais avançadas no curso, pois possibilita a integração dos diversos conceitos aprendidos em termos letivos anteriores. Tem carga horária de 40h a 60h para as turmas de graduação e 12 a 24 horas para turmas de pós graduação.

2. Atividades complementares e de extensão

Ofertar os ‘Jogos de Empresas’ como atividade complementar ou de extensão é fácil. A instituição cria uma disciplina presencial ou à distância de 20 a 60 horas/aula especialmente para essa finalidade. Além de contribuir com a aprendizagem, com a conclusão das atividades complementares obrigatórias dos alunos, cria uma excelente oportunidade de negócio para a instituição. A Simulare fica responsável por gerenciar os jogos e auxiliar tutores internos ou professores a tirar dúvidas dos alunos.

Veja mais sobre jogos de empresas como atividade complementar.

3. Torneio interno e jogos de competição

É um evento competitivo, emocionante e que pode envolver vários alunos de diversos cursos e fases da Instituição. Normalmente a inscrição é por equipe de até 3 alunos e fica aberta por um período de 1 a 2 meses. Após o período de inscrição, iniciam-se os jogos. O torneio pode ser divididos em fases, dependendo do número de participantes. A cada nova fase a complexidade do jogo aumenta e as equipes vão sendo eliminadas. Além da excelente experiência, contribui para conclusão das atividades complementares e obrigatórias. É uma atividade que pode ser realizada de forma presencial ou à distância e a Simulare vai gerenciar todo o torneio para a instituição.

Veja mais sobre Torneio.

4. Laboratório avançado de práticas executivas e gerenciais como atividade de conclusão de curso

Laboratório avançado de práticas executivas e gerenciais é diferente das demais aplicações, pois há um aprofundamento maior nos temas que constituem o simulador, inclusive, em aspectos comportamentais. Pode ser uma disciplina ou, também, uma atividade para conclusão de curso. Exige do professor/mediador análises mais críticas em relação ao trabalho em equipe, liderança e às decisões e informações das diversas áreas de conhecimento, correlacionando-as com o que acontece no mundo real.

Gostou deste post e quer mais conteúdo? Assine a newsletter e receba nossos textos por e-mail!

Veja mais:

EnglishPortugueseSpanish